Outras dúvidas:

Confira aqui as principais:

Psicólogo:

O Psicólogo atua no estudo da mente humana e seu funcionamento, identificando os conflitos relacionados ao comportamento. Visa orientação da resolução destes problemas, através da observação, análise, comunicação e expressão acessível, para que o paciente possa adquirir qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral, em prol de uma vida melhor. Pode-se dizer que outra diferença entre o Psicólogo e os demais profissionais da área psíquica são as ferramentas ou estratégias de tratamento, sendo que a principal é a Psicoterapia.

Psicoterapia:

É o processo interpessoal, consciente e planejado, que visa modificar estados de sofrimento mental ou transtornos comportamentais. A técnica aplicada pelo especialista Psicólogo, é um ponto essencial, que distingue uma “psicoterapia profissional”, de outra que não o é.

Sexólogo:

O sexólogo é um profissional da área da saúde especialista em assuntos que permeiam o sexo e a sexualidade humana. Geralmente, tem foco na intermediação afetiva, resolução de conflitos amorosos e terapia para aspectos individuais da sexualidade.  Para atuar como sexólogo, no que tange a Terapia Sexual é é necessário fazer uma pós-graduação na área e ser graduado preferencialmente em Psicologia ou Medicina.

Psiquiatra:

Trata-se do profissional formado em Medicina com especialização em Psiquiatria, habilitado para lidar com problemas de ordem mental. Além do saber da Medicina geral, detém o título de médico especialista em psiquiatria na área da saúde mental. Trabalha com o diagnóstico da doença, buscando soluções que podem ser através de medicamentos e indicações de acompanhamento terapêutico. Uma das diferenças principais que se faz entre o Psicólogo e o Psiquiatra é a habilitação do Psiquiatra para a prescrição de tratamento medicamentoso.

Psicanalista:

Tem a função de equilibrar e tornar mais clara a relação do “EU” interior do paciente com seus questionamentos internos e externos. O Psicanalista, ao contrário do Psicólogo e do Psiquiatra, não tem a função de diagnosticar ou tratar qualquer doença, receitar qualquer tipo de medicação, ou sequer fazer qualquer tipo de orientação ou encaminhamento. Exceto nos casos em que esse profissional, além da formação em Psicanálise, tenha habilitação em alguma área da saúde.

Coaching:

É o processo de desenvolvimento pessoal ou profissional, com técnicas de motivação, organização, aprimoramento das habilidades, conhecimento das fragilidades e de gerenciamento de tempo, possibilita o cliente desenvolver habilidades para enfrentar os desafios aos quais ele está inserido.

Coach:

É o profissional que aplica a técnica, mas, não faz diagnósticos. Ele incentiva e apoia o cliente em seu objetivo que pode ser pessoal ou profissional. Seu trabalho não tem caráter clínico, não lida com traumas nem problemas do passado. O coach não se debruça sobre questões de transtornos psicológicos ou psiquiátricos porque seu compromisso é gerar hábitos saudáveis para encurtar o caminho do objetivo do cliente até o resultado desejado.

Coachee:

É o cliente que é submetido ao processo de Coaching, visando sair de um ponto A para um ponto B.